quarta-feira, 28 de março de 2012

Maior seguimento gerando publicidade direcionada

Lucro me foco!

Com as novas políticas de privacidade do Google, acompanhadas de uma enxurrada de mudanças que fizeram com que fossem geradas análises e recomendações em alguns sites, gerou grande receio e desconfiança nos usuários, já que tais mudanças irão afetar nosso Gmail, YouTube e buscas feitas pela rede.

Fomos obrigados a aceitar essas novas regras, pois não são opcionais e a única forma do usuário evita-las é deixando de utilizar os sites da Google.

Todas as políticas do Google foram unificadas e os dados dos usuários serão utilizados para direcionaras buscas e serviços mais utilizados, diferenciando cada um deles por gênero e idade.

O Google tem linkado cada vez mais todos os seus produtos fazendo com que se transformem em apenas um, gerando assim grande facilidade ao acesso dos usuários, atraindo-os cada vez mais, já que isso gera maior segmentação e rapidez nas buscas.

Talvez o fato de o GooglePlus não possuir a repercussão e sucesso esperado, o objetivo do Google seja incomodar o Facebook, que tem crescido e feito um tenebroso sucesso a cada dia.

Somente o tempo irá esclarecer o quanto essas mudanças irão afetar nosso dia a dia.

Cristiane Mourão

terça-feira, 20 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

O que são redes sociais na internet?


“Dois ou mais computadores ligados entre si, compartilhando dados e trocando mensagens e opiniões, constituem o exemplo mais óbvio de uma rede” (Gita K. Guinsburg; introdução do livro: “O Tempo das Redes”;  2008).

A primeira frase do livro de Gita K. Guinsburg, explica resumidamente o que é uma rede social na internet. Mas, não esclarecer as duvidas que temos em relação a esse assunto. Como por exemplo, quais os processos para constituir uma rede social, on-line.

Redes sociais se formam através de ligações e interações entre atores (indivíduos). É uma unidade social, que pode ser constituída por indivíduos de uma mesma organização, instituição ou órgão. Tomando como exemplo uma sala de aula, percebemos que os integrantes desse grupo formam uma unidade social, que se relaciona entre si, interagindo com troca de informações e opiniões. Em grande escala, comparando-a em relação à escola, percebemos que essa sala é apenas uma parte de uma grande rede social. Vemos hoje, graças à ‘’febre’’ do Facebook, empresas (organizações)  relacionando-se com indivíduos, a partir de páginas em redes sociais, buscando um relacionamento direto com seus clientes.

Podemos ter dois tipos de atores, aqueles que participam de apenas um grupo, estes são chamados de One-Mode( Um Modo). E atores que participam de diversos grupos, que pode ter conexões entre si, chamados de Two-Mode( Dois Modos).


Os estudos nesse assunto, explicam que redes sociais são formadas a partir de vínculos relacionais, que criam a base do contato entre os indivíduos. Por isso há necessidade de compreensão dos assuntos abordados. Não podemos entrar em um rede social de música, e expressar idéias sobre cinema e teatro, fugir dos temas de ligação.  A única rede que não podemos ignorar é a familiar. Esta é indissolúvel, independentemente de conhecer ou gostar. Nunca deixará de existir.

Alguns tipos de veículos:

Social ou redes sociais: amizades, etc.
Associação e filiação: clubes e associações.
Interação profissional: trabalho, científica, tecnológica,etc.
Física: internet, cidade, bairro.
Biológica: família