O projeto de lei Stop Online Piracy Act (SOPA), apresentado no congresso dos Estados Unidos, prometia combater de vez a pirataria on-line. A proposta, era em ter penas de até cinco anos, para os usuários que fossem pegos compartilhando conteúdo pirata com frequência na rede.
Temos que agradecer o esforço de todos que lutaram contra essa lei absurda. As consequências seriam enormes. As grandes perdas financeiras, por parte das gravadoras, dos estúdios cinematográficos, emissoras de televisão e editoras de livros, geradas, pela facilidade no compartilhamento de conteúdos autorias pela internet, foi a grande responsável para o surgimento da lei. A pirataria no mundo On-line cresce a cada dia, e não devemos descartar a necessidade de garantir os direitos autorais.
Um planejamento adequado pode de alguma forma contralar o abuso por parte dos usuários, e não atingir opressivamente a sua liberdade. Opiniões opostas, afirmam que as leis diferem o direito a liberdade de expressão, gerando, uma ditadura na “terra” considerada de ninguém.
Limitar os usuários na rede é uma forma de regredir ao passado, ao invés, de buscar um avanço futuro. No mundo em que vivemos, as mídias digitais invadem os nossos costumes e modificam cada vez mais as nossas rotinas. Não podemos reprimir o nosso crescimento, devemos convergir de forma consciente!
Luiz Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário