terça-feira, 24 de abril de 2012

Inteligência Coletiva e o livre acesso à internet: um olhar crítico


Para começar a debater este assunto, é preciso saber qual é o significado de inteligência coletiva.
O termo cunhado pelo filósofo francês Pierre Levy tem como objetivo afirmar que tudo o que tem e vem aparecendo na internet, mesmo que pareça sem nexo, desde que foi compartilhado, pode ser aproveitado, tem também a sua importância para a sociedade. A interação entre os grupos, a troca de ideias como são feitas nos fóruns é um exemplo de inteligência coletiva, pois é nesta troca de informações, segundo ele,  que há um intercâmbio entre os membros. Tudo o que é compartilhado. Para ele, isso é algo que está acontecendo por meio da internet.
É na internet, que em termos de pesquisas, podem ser encontrados verdadeiros tesouros e informações sobre bibliografias e tantos outros caminhos que ajudam em um trabalho acadêmico, têm sido alvo de quem faz de tudo, na visão de muitos, para ter seu trabalho ou produto divulgado, mesmo sendo este um produto que não trará benefícios. Vídeos e linguagens desnecessárias veem se tornando um problema, tem contribuído para a dispersão das pessoas que navegam na internet realmente em busca de informações. Será mesmo que esta democratização contribuirá para o bem e para a livre expressão de ideias? Há quem ache que nem todos que tem acesso às redes e sites têm senso crítico, capaz de formar opiniões válidas a respeito de um determinado assunto.
Mas analisando mais profundamente esse assunto, é impossível não notar como a interação e o compartilhamento entre as pessoas em redes sociais vêm crescendo. Isso é incontrolável.  Há uma liberdade de acesso impressionante na internet a sites, páginas, etc. Para aqueles que concordam com Pierre Levy, uma boa notícia.



Abaixo, assista um trecho da entrevista que Pierre Levy deu ao programa Roda Viva:


Saiba mais detalhes do assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário